Avaliação neuropsicológica na criança: indicações e contribuições.

A avaliação neuropsicológica é um processo de investigação que permite determinar o perfil cognitivo do paciente (seus pontos fortes e suas dificuldades) e com isso auxiliar nas definições diagnósticas do caso e no tratamento a ser realizado.

A maturação do cérebro infantil e o crescimento do encéfalo no período pós-natal são fundamentais para o desenvolvimento da criança nos âmbitos motores, intelectuais, cognitivos e emocionais.

Só aos seis anos é que o cérebro atinge o tamanho próximo ao do cérebro adulto, porém, a evolução funcional permanece até o final da adolescência e início da idade adulta.

Uma dentre as inúmeras importantes mudanças no cérebro infantil é a lateralização hemisférica e a troca de informações inter-hemisféricas, que ocorre proporcionalmente com o aumento do corpo caloso por volta dos 10 anos de idade, quando este atinge o tamanho adulto.

Por estes fatores, a avaliação neuropsicológica infantil consiste em uma investigação do funcionamento cognitivo da criança e do adolescente e contempla os marcos neurodesenvolvimentais e neuroanatômicos funcionais, respeitando a faixa etária, a escolaridade e as limitações especificas das crianças.

Aspectos ambientais, sociais, interação familiar, cultura, histórico escolar e de alfabetização também devem ser levados em conta. O processo de avaliação das funções neuropsicológicas possui importante implicação na compreensão do desenvolvimento infantil,distúrbios do desenvolvimento neurológico e identificação dos sintomas, com vistas a auxiliar o diagnóstico médico e o planejamento de tratamentos e intervenções.

As indicações da avaliação neuropsicológica infantil visam a: determinar o padrão de funcionamento neuropsicológico, avaliar e identificar o nível de disfunção cognitiva em crianças com lesões cerebrais e patologias neurológicas objetivando um programa de reabilitação e analisar as inter-relações e possíveis interferências entre desenvolvimento neuropsicomotor e atrasos de desenvolvimento.

Outra particularidade da prática clínica, de grande importância na indicação da avaliação infantil, consiste em promover o diagnóstico dos transtornos do neurodesenvolvimento,como Deficiência Intelectual, Transtornos da Comunicação, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtorno Específico da Aprendizagem, e possíveis interferências das funções cognitivas na vida escolar.